Engenharia de Produção – Vestibular 2025

Engenharia de Produção

Presencial

A graduação de Engenharia da Produção da Faculdade Santa Lúcia permite que o profissional desenvolva as habilidades necessárias para identificar e solucionar problemas em projetos, operação e gerenciamento de sistemas de produção, considerando aspectos econômicos, sociais e ambientais de forma cooperada em diversas áreas da empresa.

Área de Atuação

O engenheiro de produção possui como característica principal a atuação no ambiente produtivo, ou seja, este profissional é responsável pelo planejamento e gerenciamento da linha de produção, seu controle, os sistemas de abastecimento, a qualidade e engenharia do produto, a produtividade, a rentabilidade do sistema, a gestão de custos do processo produtivo e o dimensionamento dos recursos humanos necessários para a produção, trabalha para reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos, além de gerenciar a distribuição e a gestão de vários processos no ambiente organizacional.

COORDENAÇÃO

Profª. Ms. Elaine Cristina Valim Trova

A coordenadora Profª. Ms. Elaine Valim Trova, possui Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004), Especialização em Análise de Sistemas pela PUC Campinas e Bacharelado em Administração pela Universidade de Franca (2010). Além disso, é graduada em Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário de Espírito Santo do Pinhal (1998). Atualmente, trabalha em tempo integral na Faculdade Santa Lúcia como Professora e Coordenadora de curso. Possui experiência na área de gestão de projetos, tecnologia da informação, gestão de produção e gestão de processos empresariais.

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O curso de Engenharia de Produção tem como objetivo formar profissionais dentro da ética e do compromisso social, por meio de contínuo aperfeiçoamento dos processos adequando às necessidades do mercado e da comunidade, conforme as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), e em consonância com a missão da Instituição. Em sua missão, sempre fiel aos princípios definidos pelas diretrizes curriculares, a formação do engenheiro busca conceder ao aluno os conhecimentos requeridos pelo curso para formação teórica e prática da profissão.

Segundo a resolução nº 2/2019, publicada em 24 de abril de 2019, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, em seu artigo 3º, o perfil do egresso do curso de graduação em Engenharia deve compreender, entre outras, as seguintes características:
I – ter visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica;
II – estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora;
III – ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia;
IV – adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática;
V – considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho;
VI – atuar com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável.
Além disso, o artigo 4º da mencionada resolução dispõe:
O curso de graduação em Engenharia deve proporcionar aos seus egressos, ao longo da formação, as seguintes competências gerais:
I – formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto:
a) ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, culturais, legais, ambientais e econômicos;
b) formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas;
II – analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação:
a) ser capaz de modelar os fenômenos, os sistemas físicos e químicos, utilizando as ferramentas matemáticas, estatísticas, computacionais e de simulação, entre outras.
b) prever os resultados dos sistemas por meio dos modelos;
c) conceber experimentos que gerem resultados reais para o comportamento dos fenômenos e sistemas em estudo.
d) verificar e validar os modelos por meio de técnicas adequadas;
III – conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos:
a) ser capaz de conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas;
b) projetar e determinar os parâmetros construtivos e operacionais para as soluções de Engenharia;
c) aplicar conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia;
IV – implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia:
a) ser capaz de aplicar os conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar a implantação das soluções de Engenharia.
b) estar apto a gerir, tanto a força de trabalho quanto os recursos físicos, no que diz respeito aos materiais e à informação;
c) desenvolver sensibilidade global nas organizações;
d) projetar e desenvolver novas estruturas empreendedoras e soluções inovadoras para os problemas;
e) realizar a avaliação crítico-reflexiva dos impactos das soluções de Engenharia nos contextos social, legal, econômico e ambiental;
V – comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica:
a) ser capaz de expressar-se adequadamente, seja na língua pátria ou em idioma diferente do Português, inclusive por meio do uso consistente das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), mantendo-se sempre atualizado em termos de métodos e tecnologias disponíveis;
VI – trabalhar e liderar equipes multidisciplinares:
a) ser capaz de interagir com as diferentes culturas, mediante o trabalho em equipes presenciais ou a distância, de modo que facilite a construção coletiva;
b) atuar, de forma colaborativa, ética e profissional em equipes multidisciplinares, tanto localmente quanto em rede;
c) gerenciar projetos e liderar, de forma proativa e colaborativa, definindo as estratégias e construindo o consenso nos grupos;
d) reconhecer e conviver com as diferenças socioculturais nos mais diversos níveis em todos os contextos em que atua (globais/locais);
e) preparar-se para liderar empreendimentos em todos os seus aspectos de produção, de finanças, de pessoal e de mercado;
VII – conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão:
a) ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de Engenharia na sociedade e no meio ambiente.
b) atuar sempre respeitando a legislação, e com ética em todas as atividades, zelando para que isto ocorra também no contexto em que estiver atuando; e
VIII – aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação:
a) ser capaz de assumir atitude investigativa e autônoma, com vistas à aprendizagem contínua, à produção de novos conhecimentos e ao desenvolvimento de novas tecnologias.
b) aprender a aprender.

A avaliação da aprendizagem na Faculdade Santa Lúcia é feita por disciplina, sendo seus critérios divulgados aos alunos pelos professores, no início de cada semestre letivo.
Na avaliação do aproveitamento do aluno são utilizados dois ou mais instrumentos pelo professor no bimestre.
Os resultados da avaliação por aproveitamento são traduzidos em nota de 0 (zero) a 10 (dez). Para aprovação na disciplina a nota de aproveitamento exigida é de no mínimo 5,0 (cinco inteiros) e frequência mínima igual ou superior a 75% (setenta e cinco), sendo permitidas medidas de compensação de ausências somente para os casos previstos em lei.

O aluno que não tiver alcançado a nota semestral mínima para aprovação, poderá se submeter ao processo de recuperação, desde que sua média semestral, por disciplina, não seja inferior a 4,0 (quatro), respeitada a assiduidade já mencionada. Não poderá se submeter ao processo de recuperação o aluno que não alcançar a média mínima exigida para aprovação em, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) das disciplinas oferecidas no semestre letivo.

A nota mínima de aprovação para o aluno ser aprovado no semestre é igual ou superior a 5,0 (cinco) observada a seguinte fórmula:

média semestral= (1º nota x 1) + (2º nota x 2) / 3 ≥ 5,0

O exame consistirá em uma prova escrita que englobará todo o conteúdo da disciplina, com um valor total de 10 pontos. Para ser aprovado no exame, a nota semestral somada a nota do exame é dividida por dois deve ser maior ou igual 5,0.

Até o segundo semestre do curso, o aluno pode acumular no máximo três disciplinas em dependência e do 3º semestre em diante poderá acumular no máximo quatro disciplinas. Não poderá se matricular no período subsequente os alunos que ultrapassarem o número de disciplinas pendentes conforme o regimento da faculdade.

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