- 19 3806-3996
-
Rua Dr. Ulhoa Cintra, 351
Centro – Mogi Mirim/SP
- 19 3851-4066
-
Rua Paula Bueno, 240.
Centro. Mogi Guaçu/SP
O curso de Educação Física tem como foco formar profissionais capazes de promover a saúde e a capacidade física por meio do ensino e prática de atividades corporais.
Na sua formação, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas, treinamento esportivo, psicologia, recreação e ginástica. As principais características deste profissional são: versatilidade, criatividade e dinamismo. O trabalho relaciona-se com diferentes áreas do conhecimento, utilizando-se como meios para tal: ginástica, jogos, esportes, danças, atividades de aventura, relaxamento e lazer ativo. É capaz de auxiliar no tratamento de portadores de deficiência e preparar atletas de diversas modalidades esportivas.
A prática de atividades físicas contribuem significativamente para a melhoria da qualidade de vida da população, assim o curso busca formar profissionais competentes para interagirem em diferentes campos de trabalho, com extrema qualidade e compromisso com as novas tecnologias.
O Curso de Graduação (Bacharelado) em Educação Física tem como objetivo geral a formação de um profissional ético, crítico e reflexivo, que seja capaz de propor, organizar e desenvolver atividades voltadas para a formação de hábitos de vida saudáveis visando a promoção da saúde e qualidade de vida por meio da prática de exercícios físicos e atividades esportivas.
Como objetivos específicos do curso:
– Motivar, ampliar, aprofundar e solidificar o processo ensino-aprendizagem introduzindo novas metodologias voltadas para o aperfeiçoamento profissional contínuo;
– Incentivar e preparar o acadêmico para as exigências do mercado integrando -o o à pluralidade social e cultural, viabilizando conhecimentos sobre o Ser Humano, suas capacidades, necessidades, possibilidades e habilidades, respeitando, portanto, sua individualidade;
– Criar e fomentar vínculos entre teoria e prática formando o elo entre conhecimento sistematizado e ação profissional para a construção do aprendizado e do domínio das competências inerentes ao profissional em formação;
– Orientar e despertar o acadêmico para as questões de empreendedorismo como um dos componentes da formação teórico-prática, científica e humanista;
– Preparar o acadêmico para a atuação na iniciação e especialização esportiva, bem como para a promoção de aspectos de saúde e qualidade vida, sempre considerando a prática de exercícios físicos e/ou atividades físicas, esportivas e recreativas, visando à melhoria do rendimento humano;
– Inserir e integrar discentes e docentes para a promoção e incentivo a ações multiprofissionais e interdisciplinares capazes de gerar iniciativas pessoais e coletivas na busca de novas e pioneiras formas de atuação no mercado de trabalho;
– Orientar, motivar e direcionar o acadêmico para o processo de formação continuada na busca pelo conhecimento, pela difusão da cultura e, consequentemente, pelo desenvolvimento e entendimento do homem enquanto veículo de transformação de si mesmo e do meio em que vive;
– Fortalecer e integrar o ensino, pesquisa e extensão promovendo e intensificando a relação comunidade, culminado com a aproximação do acadêmico com a sociedade;
– Facilitar, preparar e motivar o acadêmico para a iniciação científica, cunhando um profissional crítico, reflexivo e capaz de atuar nos diversos segmentos da sociedade, tendo uma formação generalista e humanista, embasada no rigor científico, na reflexão filosófica e, sobretudo, na conduta ética;
– Estimular a produção de artigos científicos e demais materiais para apresentação em eventos da área específica e correlatas.
O curso de graduação em Educação Física das Faculdades Integradas Maria Imaculada deverá assegurar uma formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.
O egresso do curso de Bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas Maria Imaculada deverá se caracterizar pela preparação e competência que o torna habilitado para fomentar, idealizar, estruturar, desenvolver, supervisionar e coordenar projetos, programas e dinâmicas direcionadas para a prática de atividades físicas recreativas e/ou esportivas.
Tais preceitos habilitam o egresso para atuar em clubes esportivos e recreativos, academias de ginástica, musculação, lutas, danças, empresas ligadas a materiais esportivos, clínicas de reabilitação, escolas de esporte, ambientes onde se desenvolva atividades de lazer e recreação como hotéis e parques, assim como em meios de comunicação, atuando de forma crítica e consciente.
As FIMI projetam em todos os seus cursos, atividades em harmonia com as suas bases filosóficas e princípios metodológicos, garantindo, desta forma, uma coerência epistemológica com a Missão e os Objetivos Institucionais, assim como com as propostas pedagógicas dos seus cursos.
Avaliar não se resume à mecânica do conceito formal e estatístico; não é, simplesmente, atribuir notas, obrigatórias à decisão de avanço ou retenção em determinada disciplina. Os instrumentos de avaliação, imprescindíveis à verificação do aprendizado efetivamente realizado pelo aluno, devem fornecer subsídios ao trabalho docente, direcionando o esforço empreendido no processo de ensino e aprendizagem de forma a contemplar a melhor abordagem pedagógica e o mais pertinente método didático adequado à disciplina.
Neste contexto, a avaliação, sob o enfoque formativo, é de forma contínua, mais do que simples atribuição de um conceito formal (nota), serve à percepção, tanto do professor quanto do aluno, dos progressos e carências de seus respectivos trabalhos, permitindo a aplicação de estratégias de aperfeiçoamento ou de redirecionamento do processo de ensino-aprendizagem. Uma boa avaliação alimenta os tomadores de decisões com as informações necessárias para escolhas abalizadas, e os professores com um feedback útil para o desenvolvimento de seus trabalhos.
Assim o sistema de avaliações é norteado pelo Regimento das FIMI, sendo considerado aprovado o discente que obter conceito mínimo de 5,0.