A biomedicina é uma carreira ampla e com mercado de trabalho diversificado. O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e pesquisa medicamentos e vacinas. Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas para diagnosticar doenças e identificar contaminações em alimentos. Trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde e indústria.
Possui 35 áreas de habilitações autorizadas pelo Conselho Federal de Biomedicina, sendo que as duas principais são docência/pesquisa e os laboratórios de análises clínicas.
Outras áreas de atuação: bancos de sangue, onde o biomédico realiza todas as tarefas, com exceção da transfusão; análises ambientais, onde ele faz análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente; imagenologia onde o profissional atua na área de raio-X, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética; DNA, na qual realiza exames laboratoriais envolvendo DNA e assume a responsabilidade técnica dos laudos