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O curso de Farmácia das FIMI foi criado a mais de dez anos, e atualmente é reconhecido pela sua qualidade na formação dos seu profissionais. Seu projeto pedagógico inovador utiliza de metodologias ativas e integra os conteúdos a prática profissional, visando a formação de farmacêuticos de alto desempenho.
ÁREA DE ATUAÇÃO
Os farmacêuticos podem atuar nas áreas de medicamentos, cosméticos, fitoterápicos, laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, drogarias e farmácias, além da área de indústria de alimentos.
Nessas diversas áreas podem desenvolver inúmeras atividades, dentre elas pesquisa, desenvolvimento, produção, controle de qualidade e marketing de medicamentos, cosméticos, dermocosméticos, alimentos, matérias-primas, saneantes e domissaneantes e kits reagentes. Desta forma, o mercado oferece amplas perspectivas ao profissional farmacêutico, que também possui amplo mercado de trabalho nas áreas de farmácias, farmácia clínica, estética, fitoterapia, acupuntura, hospitais, assistência farmacêutica e pesquisa clínica.
Formar profissional da saúde com formação generalista, humanística, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção a saúde, aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade através do desenvolvimento da assistência farmacêutica em todos os níveis.
Específicos
Formar e preparar profissionais da área de saúde, orientado a trabalhar o fármaco e o medicamento no aspecto social, científico e tecnológico.
Capacitar o aluno ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos.
Formar profissionais competentes no que deverá estar eticamente comprometido com as políticas de saúde do país e entendendo as nossas grandes dificuldades econômicas, estruturais e sociais.
Prover recursos humanos capacitados e infra-estrutura física adequada, de forma a manter o alunado sempre motivado para a construção de habilidades e competências demandadas pela profissão abraçada.
Garantir o envolvimento com as tecnologias mais avançadas, aplicadas ao processo ensino-aprendizagem, assegurando aos alunos o contato com as técnicas e práticas mais modernas da profissão.
Promover intercâmbio permanente com os agentes sociais e profissionais da sociedade, visando à inserção do alunado na realidade cultural, profissional e sócio-econômico circundante, conseqüentemente, ao seu melhor desempenho profissional.
Implementar o uso de técnicas laboratoriais voltadas para a formação específica do farmacêutico generalista.
Assegurar processos sistemáticos de fundamentação teórico-prática, tendo em vista a aquisição de conhecimentos que garantam o domínio das técnicas Farmacêuticas.
Desenvolver práticas facilitadoras do desempenho profissional – quanto aos aspectos de empreendedor(ismo), gestão, assessoria e consultoria -, atendendo às exigências específicas do ambiente organizacional interno/externo.
Realizar intercâmbio/parceria com outras instituições visando assimilar novas vivências/experiências que venham subsidiar o processo de mudança e transformações.
Contribuir para a formação de profissionais que se integrem à comunidade enquanto cidadãos responsáveis, competentes e capacitados para exercer suas funções específicas e participar da vida pública enquanto membros de uma sociedade democrática e pluralista.
Compromissar com a excelência na formação de profissionais, de forma a dominarem um conjunto fundamental de conhecimentos ligados às áreas de atenção a saúde; tomada de decisões; comunicação; liderança; administração e gerenciamento e educação permanente.
Em concordância com a Resolução CNE/CES 2/2002, que estabelece as diretrizes curriculares nacionais do ensino de graduação em Farmácia, o Curso de Farmácia das Faculdades Integradas Maria Imaculada almeja como perfil de seu egresso um profissional generalista, possuidor de conhecimentos especializados, apto a atuar em todos os níveis de saúde pautado em princípio éticos, visando o bem da sociedade. O profissional deve estar capacitado a tomada de decisões, que possa atuar nas equipes de saúde com alto grau de competência. A formação do profissional terá como enfoque central o medicamento voltado para o ser humano.
O profissional almejado terá uma formação administrativa para o exercício de atividades farmacêuticas, visando a eficiência e qualidade na produção ou prestação de serviço, reconhecendo a sua importância na comunidade regional. Este profissional estará capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, ás análises clinica e toxicológicas e a produção e análise de alimentos.
O eixo principal para a formação dos egressos de farmácia das FIMI é o medicamento, considerando as características regionais a qual concentra um elevado número de farmácias, laboratórios e indústrias farmacêuticas, bem como Unidades Básicas de Saúde que dispensam medicamentos sem a presença do profissional Farmacêutico, o que mostra a necessidade da inserção deste profissional nesse setor para garantir a Assistência Farmacêutica.
Diante dessa realidade o perfil desejado do egresso de Farmácia das FIMI é um profissional apto para atuar nas análises clínicas e toxicológicas, bem como alimentos, mas centrado no eixo dos medicamentos estando preparado para assumir perfis profissionais que atendam a necessidade do Sistema de Saúde, as farmácia e drogarias, bem como as industriais farmacêuticas.
As FIMI projetam em todos os seus cursos, atividades em harmonia com as suas bases filosóficas e princípios metodológicos, garantindo, desta forma, uma coerência epistemológica com a Missão e os Objetivos Institucionais, assim como com as propostas pedagógicas dos seus cursos.
Avaliar não se resume à mecânica do conceito formal e estatístico; não é, simplesmente, atribuir notas, obrigatórias à decisão de avanço ou retenção em determinada disciplina. Os instrumentos de avaliação, imprescindíveis à verificação do aprendizado efetivamente realizado pelo aluno, devem fornecer subsídios ao trabalho docente, direcionando o esforço empreendido no processo de ensino e aprendizagem de forma a contemplar a melhor abordagem pedagógica e o mais pertinente método didático adequado à disciplina.
Neste contexto, a avaliação, sob o enfoque formativo e de forma contínua, mais do que simples atribuição de um conceito formal (nota), serve à percepção, tanto do professor quanto do aluno, dos progressos e carências de seus respectivos trabalhos, permitindo a aplicação de estratégias de aperfeiçoamento ou de redirecionamento do processo de ensino-aprendizagem. Uma boa avaliação alimenta os tomadores de decisões com as informações necessárias para escolhas abalizadas, e os professores com um feedback útil para o desenvolvimento de seus trabalhos.
Assim o sistema de avaliações é norteado pelo Regimento das FIMI, sendo considerado aprovado o discente que obter conceito mínimo de 5,0.